SITUAÇÃO DA CAPITAL PORTO VELHO EM RELAÇÃO AOS CASOS DE SÍNDROME GRIPAL E SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE
A vigilância da Influenza, COVID-19 e demais vírus respiratórios é realizada através da Vigilância Sentinela de Síndrome Gripal (SG) e da vigilância universal dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) hospitalizados e óbitos.
DEFINIÇÃO DE CASOS
- Síndrome Gripal (SG): Indivíduo que apresente febre de início súbito, mesmo que referida, acompanhada de tosse ou dor de garganta e, pelo menos, um dos seguintes sintomas: cefaleia, mialgia ou artralgia, na ausência de outro diagnóstico específico. Em crianças com menos de 2 anos de idade, considera-se também como caso de síndrome gripal: febre de início súbito (mesmo que referida) e sintomas respiratórios (tosse, coriza e obstrução nasal), na ausência de outro diagnóstico específico.
- Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG): Indivíduo de qualquer idade, com síndrome gripal e que apresente dispneia ou os seguintes sinais de gravidade: saturação de SpO2 < 95%, sinais de desconforto respiratório ou aumento da frequência respiratória, piora nas condições clínicas de doença de base e hipotensão.
Acesse o link a seguir e saiba mais sobre o número de casos registrados no nosso município: Clique Aqui!
PREVINA-SE!
Se você ainda não tomou a vacina da gripe, procure uma unidade de saúde mais próxima da sua residência!