imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

Divisão de Controle de Zoonoses e Animais Domésticos Sinatropicos

Unidade de Vigilância em Zoonoses – UVZ

Divisão de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos -DCZADS

Conheça os serviços prestados pela Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos do Município de Porto Velho.

Qual o papel das Unidades de Vigilância em Zoonoses/ UZV?

Em 2014 os Centros de Controle de Zoonoses/CCZ, passaram a ser denominados de Unidades de Vigilância em Zoonoses/UVZ e foram vinculadas ao SUS, responsáveis pela execução das ações de estratégias referentes à vigilância, à prevenção e ao controle de zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos, de relevância à saúde pública. A atuação das UVZ ficou definido que são instituições especializadas em executar atividades visando a saúde pública, e não um setor de atendimento a animais. Sendo estas relacionadas à proteção, saúde e bem-estar animal, não sendo atribuídas ao SUS (FERREIRA e ZUBEN, 2020). Nossa Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos – DCZADS é uma UVZ.

E quais são as atribuições dentro das diretrizes do SUS das UVZ, que é a nossa Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos – DCZADS?

Inspeções zoosanitárias de animais suspeitos de zoonoses de interesse da saúde pública; Coleta de material e diagnóstico para pesquisa de animais suspeito de zoonoses; Medida de Bloqueio e vacinação para controle de zoonoses a exemplo da vacina antirrábica; Monitoramento de animal com diagnóstico suspeito para zoonoses; Orientação técnico sanitário voltado a prevenção da disseminação de zoonoses; Busca ativa e orientação referente a acidentes por animais peçonhentos.

O que não é de competência e nem temos amparo legal para realizar?

Atendimento clínico e cirúrgico de animais; Recolhimento de animais de rua que não sejam suspeitos ou portadores de zoonoses de interesse para saúde pública; Eliminação de animais que não seja portadores de zoonoses; Atuar como abrigo ou apoiar qualquer tipo de abrigo na questão de bem-estar animal; Receber animais por estarem velhos ou doentes que não seja por zoonoses.

Endereço: Av. Mamoré, 1120 - Cascalheira

Atendimento de segunda a sexta

7h30 às 11h30 manhã
13h30 às 17h30 tarde

Telefone: (69) 98473-6712


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho