CORONAVÍRUS (COVID-19)

Campanha "JULHO AMARELO"

14/Jul/2020 - 15:22

A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e Núcleo Municipal de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, Aids e Hepatites Virais, lança a campanha “JULHO AMARELO”, mês destinado à intensificação das ações de prevenção e combate às Hepatites Virais, instituído oficialmente pela Lei nº 3.766 no dia 08 de julho de 2016.

A partir de iniciativas e propostas brasileiras, a Organização Mundial de Saúde (OMS), instituiu em maio de 2010 a data de 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Trata-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas.

Em Porto Velho, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas. Contudo, por nem sempre apresentarem sintomas, grande parte das pessoas desconhecem ter a infecção. Isso faz com que a doença possa evoluir por décadas sem o devido diagnóstico. O avanço da infecção compromete o fígado, sendo causa de fibrose avançada ou de cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e à necessidade de transplante do órgão.

Atualmente, na rede municipal de saúde, existem TESTES RÁPIDOS para a detecção da infecção pelos vírus B ou C, que estão disponíveis nas Unidades de Saúde para toda a população. Todas as pessoas precisam ser testadas pelo menos uma vez na vida para esses tipos de hepatite. Populações mais vulneráveis precisam ser testadas periodicamente.

A VACINA contra a hepatite B é ofertada de maneira universal e gratuita no SUS, nas Unidades Básicas de Saúde. Já a hepatite C não dispõe de uma vacina que confira proteção. Contudo, há medicamentos que permitem sua CURA.

Outras informações estão disponíveis no portal da Vigilância em Saúde https://dvs.portovelho.ro.gov.br/artigo/27712/hepatites-virais.


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho