29/11/2019: A Secretaria Municipal de Saúde realizou um Pit stop em alusão ao Dia Nacional de Combate a Tuberculose, no dia 29 de novembro, na av. 7 de setembro com a Marechal Deodoro dás 08:30 as 09:30 horas. A atividade teve como objetivo divulgar a população os sinais e sintomas da doença através da distribuição de material educativo. Além dessa atividade, foi distribuído material para as unidades realizarem ação educativa otimizando o novembro azul, onde se enfatiza a saúde do homem e a distribuição dos casos notificados por sexo em todos os anos prevalece o maior número de casos no sexo masculino.
Sinais e Sintomas da Tuberculose
- Tosse por mais de três semanas seguidas, com ou sem catarro;
- Falta de apetite;
- Perda de peso;
- Cansaço excessivo;
- Dor no peito;
- Febre no fim do dia;
- Suor noturno;
- Emagrecimento acentuado;
- Rouquidão;
- Escarro com sangue.
Fique atento ao apresentar alguns desses sintomas não vá a um pronto atendimento, procure o posto de saúde mais próximo de sua casa.
Transmissão
É transmitida de pessoa para pessoa. Ao falar espirrar ou tossir, o doente lança as bactérias nas pequenas gotas de saliva. Elas podem ser aspiradas por outra pessoa contaminando-a. Alguns fatores contribuem para a manifestação da doença: diminuição da resistência do organismo e o estabelecimento da doença tais como a má alimentação, AIDS, falta de higiene, más condições sanitárias, tabagismo e alcoolismo e alta densidade populacional. Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, podem infectar em media 10 a 15 pessoas por ano.
A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciar o tratamento a pessoa já vai diminuindo transmissão da doença.
Prevenção
A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves. É de grande importância manter o ambiente bem arejado e em boas condições de higiene.
Toda à família do doente deve ser avaliada, e realizar exames para investigação se o contato encontra-se doente ou apenas infectado, pois está disponível o tratamento para prevenir a manifestação da doença nos contatos que estão apenas contaminados pelo bacilo.
Onde Procurar atendimento
Toda pessoa que apresente sinais e sintomas suspeitos de tuberculose deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, para avaliação, diagnóstico, tratamento precoce e seguimento do caso.
O tratamento deve feito por um período mínimo de 06 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção, é gratuito está disponível nas unidades da de saúde da rede SUS, o medicamento é padronizado em todo o Brasil, o doente não precisa se afastar, do convívio familiar.