PREVINA ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS
Acidentes por animais peçonhentos: o que fazer e como evitar
Em períodos de chuva eles aparecem com mais frequência em nossas casas, esses visitantes mesmo sem serem convidados entram e se instalam nos lugares mais improváveis possíveis. Estamos falando dos animais peçonhentos que nesse período tem suas casas alagadas e são obrigados a sair para procurar um local seco e quentinho para se abrigarem. Não é preciso pânico, mas sim redobrar os cuidados:
- Mantenha seu quintal limpo e sem entulhos, assim os animais não terão onde se abrigar próximo a sua casa, um ambiente limpo serve como barreira de proteção.
- Não deixe resto de comida na pia ou em outros lugares da casa, isso atrai baratas e ratos, que servem de alimentos, atraindo os ESCORPIÕES, ARANHAS, LACRAIAS E SERPENTES.
- Sempre verifique sapatos, roupas e toalhas antes de usá-los;
- Deixe as camas afastadas a uma distância de 10 a 15 cm das paredes;
- Sempre limpe embaixo e atrás dos móveis;
- Use luvas de couro nas atividades rurais, remoção de entulhos e jardinagem;
- Trabalhos em campo e roçados é importante o uso de botas longas de borrachas ou perneiras. Mais de 80% dos acidentes por serpentes ocorrem abaixo do joelho.
Em caso de acidentes, mantenha a pessoa calma, lave o local da picada com água e sabão, caso isso não atrase o antedimento médico, nunca faça torniquete e não coloque nada em cima do ferimento. Para esses acidentes o Centro de Medicina Tropical de Rondônia - CEMETRON é o hospital de referência. Leve o acidentado ao serviço de saúde o mais rápido possível e tente identificar ou fotografar o animal envolvido no acidente, caso isso não exponha você a riscos. Acidentes com crianças e idosos requerem cuidados redobrados.
Diferença básica entre serpentes peçonhentas e não peçonhentas:
OBS: Fosseta loreal é um órgão termorreceptor (capta o calor do corpo de outros animais), presente somente nas serpentes peçonhentas, com exceção das corais verdadeiras que são peçonhentas e não possuem fosseta loreal.
Ligue: 193 Bombeiros
Vigilância em Saúde 98473-7909 CIEVS 3901-2835
Divisão de Zoonoses e Entomologia 3901-2874